O novo dodge Dart 2013, é fruto da união Fiat Chrysler, o modelo veio para substituir o Caliber que saiu de produção recentemente. Como a Fiat detém os direitos da Chrysler, o Dart foi criado sobre a plataforma do Alfa Romeo Giulietta.
O Dart foi ligeiramente "fiatilizado" pelos italianos, o modelo tem linhas agressivas, mas arredondadas, como os italianos gostam, e nada de "quadrado" como os clássicos americanos, vide Camaro e Mustang.
Para deixar o Dart esportivo, foram colocados faróis escurecidos, que combinam com a nova grade da identidade da Dodge. As lanternas traseira ficaram com o estilo Dodge Challenger, que ficou muito bonito. Saída dupla de escapamento e o spoiler integrado na tampa do porta-malas, terminam o visual esportivo.
O interior tem linhas simples e esportivas, bem a cara da Fiat. Um filete vermelho que percorre praticamente toda a extensão da cabine. A lista de equipamentos inclui volante com aquecimento, painel de instrumentos digital e uma tela sensível ao toque de 8,4 polegadas.
O Dodge terá três opções de motor: 1.4 MultiAir Turbo, 2.0 Tigershark e o moderno 2.4 MultiAir. Serão três tipos de transmissão, incluindo uma caixa de seis marchas com dupla embreagem e outra com nove velocidades.