Depois de três anos se recuperando de sua quase falência, a GM em 2011 chegou ao primeiro lugar em vendas, passando VW e Toyota. O grupo vendeu 9,026 milhões de carros em todo o mundo, um aumento de 7,6 em relação a 2010.
A Toyota perdeu o 1º lugar devido aos acontecimentos no Japão e na Tailândia, e gerou um prejuízo de 6% para eles. Acontece que a montadora japonesa não está dormindo no ponto.
Para tentar retomar a liderança, a Toyota está construindo fábricas no Brasil, China e Tailândia. Com meta de vender metade de seus veículos em mercados emergentes até 2015, hoje em 40%.
Quem não gostou dos números da GM foi a Volkswagen. Segundo eles e outros analistas, a GM colocou na conta, vendas da chinesa SAIC, com quem forma a joint-venture China Motor Corp, e da Wuling Liuzhou Motors Co, especializada em veículos comerciais baratos. O que soma 1,2 milhão de unidades.
Já a Toyota, incluiu as vendas das subsidiárias Daihatsu e Hino Motors, mas mesmo assim ficou atrás da VW.
A VW questionou que foi o "top-seller", já que as vendas das empresas em que têm participação majoritária não foram inclusas. É o caso das fabricantes de caminhões MAN SE e Scania AB. Se a VW colocasse as vendas dessas marcas na conta, eles poderiam acrescentar 200 mil veículos ao total de vendas da VW.