Algumas peças têm nomes compridos como o "tubo distribuidor do sistema de injeção" ou estranho, como "Êmbolo", e às vezes pode ser comprido e estranho, como "Interruptor térmico do eletroventilador".
Devido a esses nomes serem um pouco difíceis de memorizar, entāo os mecânicos apelidam algumas peças, o tubo distribuidor, por exemplo, foi apelidado de "Flauta", Êmbolo de "Pistão" e o Interruptor térmico de "Cebolão". Os mecânicos dão esses por ser mais fácil de decorar ou por lembrar uma flauta por exemplo, (clique e veja).
As vezes o carro pode parecer até um zoológico. Quando o pneu fura temos que pegar no porta-malas o estepe e levantar o carro com o "Macaco", até aí, todo mundo conhece. Mas e se você chegar à oficina e falarem que a "Aranha do distribuidor" precisa ser trocada, você se pergunta, 'como é que é, aranha? Na verdade a "Aranha" se chama "Rotor emissor de pulsos do distribuidor".
Abaixo está uma pequena lista de apelidos que são usados hoje em dia, e vale lembrar que muitos não são mais considerados apelidos, e até mesmo as fábrica usam para nomear suas peças.
Apelido | Nome técnico |
- Cebolinha do óleo | - Interruptor da lâmpada indicadora da pressão do óleo |
- Cebolinha de temperatura | - Sensor de temperatura do indicador do painel |
- Cebolinha do freio | - Interruptor de pressão do fluido de freio |
- Cebolão | - Interruptor térmico do eletroventilador |
- Flauta | - Tubo distribuidor do sistema de injeção |
- Burrinho-mestre | - Cilindro-mestre do freio |
- Hidrovácuo | - Servo-freio |
- Focinho de porco | - Cabeçote do chassis linha VW a ar |
- Facão | - Braço da suspensão traseira VW a ar |
- Macaquinho | - Travas de retém do conjunto sincronizador |
- Virabrequim ou girabrequim | - Árvore de manivelas |
- Eixo comando de válvulas | - Árvore de comando das válvulas |
- Eixo primário e secundário | - Árvore primária e secundária |
- Agulha de regulagem de ar do carburador | - Agulha de regulagem da quantidade de mistura ar-combustível para o sistema de marcha-lenta. |
- Panela de freio | - Tambor de freio |
- Patins de freio | - Sapatas de freio |
- Pivô | - Junta esférica de articulação |
- Bandeja de suspensão | - Braço de articulação vertical da suspensão |
- Relé de voltagem | - Regulador de tensão |
- Solenóide do motor de partida | - Automático de partida |
- Bendix | - Pinhão impulsor do motor de partida |
- Condensador | - Capacitor |
- Platinado | - Conjunto ruptor |
- Aranha do distribuidor | - Rotor emissor de pulsos do distribuidor |
- Chave de ignição | - Comutador de partida e ignição |
- Seta | - Indicadores de direção |
- Pisca alerta | - Luz de advertência |
- Luz de cortesia | - Lâmpada de iluminação interna |
- Chave de seta | - Interruptor combinado |
- Bronzinas | - Casquilhos |
- Pistão | - Êmbolo |
- Camisas | - Cilindros |
- Anel de fogo | - Anel de compressão superior |
- Anel de óleo | - Anéis múltiplos de lubrificação |
Ah, um aviso principalmente as mulheres, quando for à uma oficina e o mecânico falar que o problema está na famosa "Rebimboca da parefuseta" não acredite, porque essa peça simplesmente não existe.