15 de ago. de 2011

Carros 1.0 perdem espaço para outros motores

Desde a era dos carros "populares" de cada quatro, três era motor 1.0, isso há 10 anos. Essa história mudou entre 2010 e 2011, hoje apenas 46% são "mil", isso é a primeira vez que acontece no Brasil. A maior causa dessa inversão é devido ao crescimento econômico da população, sem contar que os motores 1.0 têm bem dizer a mesma tecnologia desde os anos 90. Fora a diferença de preço pois um carro 1.4 ou 1.6 é normalmente 6% mais caro que o 1.0, e essa diferença quase que desaparece quando o veículo é financiado, cerca de R$ 60,00 a mais por mês.  

Existe um outro inimigo oculto que muita gente ainda nao percebeu, o clima, é isso mesmo, o calor anda cada vez mais forte no Brasil, e quem aqui que já andou em um carro "mil" com ar-condicionado que nunca percebeu o quando que ele fica fraco quando o ligamos. Em média perde-se de 7 a 15 cavalos de potência quando ligado, mas parece que perde a cavalaria toda não é? Outra coisa que também perdemos potência é o catalisador, por isso muita gente tira, mas ao mesmo tempo que você ganha força, você polui mais, além de correr o risco de multa. 

Nos outros motores ocorrem o mesmo problema, porem, os motores 1.4, 1.6, 2.0 etc, por ter mais potência e torque não perdem tanto. Para que não se importa em ter um carro "fraco", devido a essa mudança, o governo irá reduzir em breve o IPI do carros com motores 1.0, mas ainda não foi estipulado quanto será a redução e quando vai acontecer.

Abaixo uma tabela comparando entre carros 1.0, 1.4 e 1.6 quando usados com etanol.


Clique na imagem para ver em tamanho original.





Fonte: Folha de S. Paulo

 
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