Nos anos 90 muitos que eram amantes de lama, adoravam o Niva, mas acabou saindo do Brasil oficialmente em 1995. Agora ele volta ao Brasil por uma importadora independente, que promete trazer cada um por R$ 40.677, mais frete, via porto de Santos, litoral paulista.
16 Anos depois, o Niva ganhou melhorias no motor que passa a atender as normas e emissão da Europa, no interior conta com novos itens de confortos que o século XXI pode oferecer, mas não foram especificados. O motor 1.7 de 80 cavalos recebeu injeção eletrônica e câmbio de cinco marchas com tração 4x4 reduzida.
Segundo a Bomer, importadora do Niva no Brasil, ele não tem garantia mesmo trazido oficialmente, caso aja algum dano com o modelo, o proprietário deve aguardar que a Bomer ache onde arrumar o carro através de oficinas especializadas, ou trazer as peças da Rússia. Se conhecer alguém que tenha as peças que precise poderá arrumar o carro normalmente.
Se o Lada Niva vai ser um bom negócio ainda não se sabe, apesar de ser importado há algum tempo ainda não vi nenhum exemplar nas ruas de São Paulo pelo.