A Renault apresentou a nova geração da Scénic (21.350 euros) e Grand Scénic (24.850 euros), que deve chegar ao mercado francês em janeiro de 2012. No Brasil a marca não tem a menor perspectiva de lançar, já que o Scénic aqui foi engolida principalmente pela Zafira, e a Renault então interrompeu as vendas da minivan no ano passado.
Visualmente o modelo não ganhou grandes mudanças, os destaques ficam por conta dos novos parachoques, lanternas e rodas. Por dentro também não há grandes novidades, o que chama a atenção é o novo sistema de som da Bose, mas é vendido como opcional.
As novidades estão nos novos motores. O mais básico se chama Energy dCi 110, trata-se de um motor diesel 1.6 de 110 cavalos, capaz de fazer 24 km/l, representando um ganho de 12% dm relação ao consumo do modelo anterior (1.5 dCi de 110cv). Já o Energy dCi 130, de 130 cavalos é 20% melhor que a geração passada, mas faz apenas 22 km/l.
Os dois modelos receberam o sistema Visio, uma câmera que auxilia o condutor durante a noite. Esse sistema detecta se o motorista está saindo fora da pista, além de controlar a intensidade dos faróis. O Hill Holder, é um recurso “segura” os carros em descidas.