As montadoras já sabem que quando elas participam do Salão do Automóvel de Los Angeles, estão falando com um dos mais importantes eco-conscientes mercados no mundo. Assim, não é de admirar que o Green Car Journal anuncia o carro mais ecologicamente correto a cada temporada dessa amostra de carros.
Este ano, os veículos finalistas ofereceram uma série de motorizações diferentes: híbridos, eléctricos, diesel e gás natural comprimido. Isso é encorajador para os motoristas eco-conscientes, o que sugere que não são apenas os consumidores pensando na diminuição de poluentes, mas também os fabricantes, que estão ativamente na trilha para diminuir as emissões através de estudos e pesquisas.
Apesar de estudos e pesquisas ajudarem a cortar esses poluentes, os finalistas ao prêmio de Carro-Verde do ano, deixaram claro que há mais de uma maneira de fazer isso.
A Volkswagen é um dos poucos fabricantes que ainda correm atrás de desenvolver tecnologias envolvendo o chamado diesel limpo nos EUA, em consequência, a comunidade verde retribui tal iniciativa da empresa. A Volkswagen concorreu ao prêmio de Motor tendência do ano, com o modelo Passat TDI.
Assim como a Volkswagen, concorreram também as marcas Toyota, com o modelo Prius V, a Mitsubishi com o modelo i, a Ford com o Focus Eletric,e a grande campeã de 2011 do prêmio de Carro verde do ano, a marca japonesa Honda, com seu modelo Honda Civic Natural Gás, com o motor de combustão interno mais limpo.