Lançado em 2008, o Ford Edge tinha tudo para ser um Crossover competitivo no Brasil, mas tinha um “probleminha” que o impedia de fazer sucesso aqui, seu sistema de navegação. Assim como o Fusion, o Edge também chegou aqui com o sistema em inglês ou espanhol. E além disso, o GPS dele não tinha o mapa local, só tinha mapas dos EUA e México.
Para 2012 a Ford resolveu esse empecilho, e melhorou seu sistema de navegação em parceria com a Microsoft, trazendo mapas do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. O novo sistema ganhou o nome de My Ford Touch/SYNC. Essa tecnologia conta com menu totalmente em português, além de conexão Bluetooth, suporte para iPod, entradas RCA para colocar um video game por exemplo, entrada SD, duas USB.
Outra novidade do Edge 2012 são as novas telas de LCD, sim eu disse novas. São três telas, duas de 4.2” no velocímetro e uma de 8” no console. A tela de 4,2” do lado direito do velocímetro compartilha informações com a tela maior (principal). Nela, você tem um “menu rápido” com informações do GPS, rádio, telefone, ou o que estiver sendo visto na tela de 8”. A tela do lado esquerdo fica para ver o conta-giros, consumo do carro e outros itens relacionado ao consumo do carro.
Um item muito curioso do novo crossover é a chave reserva. A segunda chave do carro pode ser configurada com o perfil da pessoa que vai dirigi-lo, por exemplo. Seu filho vai dirigir o carro, com essa chave é possível configurar a velocidade máxima e o que ele pode acessar no menu do carro.
O Edge 2012 ainda tem, sensor de pressão dos pneus, partida remota, sensor e câmera de ré, banco do motorista e passageiro com 10 posições de ajuste, menu da central multimídia com sete cores, controle de estabilidade, 12 auto-falantes com sistema Sony Premium, alerta de ponto cego, teto panorâmico, rodas de aro 20”, comando de vóz, seis airbags, ar-condicionado, direção hidráulica, sensor de chuva. O motor é um V6 3.5 de 289 cavalos de seis marchas.
O modelo agora conta com duas opções de tração, dianteira e integral. A dianteira parte de R$ 119.900 (SEL), mas com o número de itens bem reduzido, nada de central multimídia teto panorâmico e afins. Para ter todos os itens citados acima com tração dianteira, mas sem teto solar, você vai ter que desembolsar R$ 133 mil, com teto o valor sobe para R$ 142.000. Já o Ford Edge AWD, com tração integral está disponível na versão completa (Limited), custando R$ 138 mil, ou R$ 147 mil com teto solar.
Durante a apresentação foi perguntado se o sistema vai entrar em outros modelo da marca. Segundo a Ford, a intenção é colocar, mas não tem datas para isso. Vale lembrar também que esse preço vale até o dia 16 de dezembro, depois dessa data o IPI começa a valer e a Ford afirmou que o valor de cada versão vai subir 5%.