A Dodge vai trazer de volta do mundo dos mortos um popular nome dos anos 60, que será usado em seu novo compacto, o Dart. Esse será o primeiro produto da Chrysler a ser construído sobre uma plataforma da Fiat, atual mandatária do grupo norte-americano. A estrutura, chamada internamente de CUSW (Compact U.S. Wide) é uma plataforma adaptada do hatch médio Alfa Romeo Giulietta – modelo da bandeira de luxo da montadora italiana.
O Dodge Dart 2013, que será montado na fábrica da Chrysler em Belvidere (Illinois) a partir do primeiro semestre de 2012, terá uma variedade de motores de quatro cilindros, incluindo uma versão nova e melhorada do 2.0 e do 2.4 litros global – conhecido como Tigershark. O modelo também irá estrear a transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas, derivada dos modelos Fiat, mas estará disponível mais tarde com uma transmissão de nove marchas, vinda do Grupo ZF. A tração será dianteira.
O Dart original estreou em 1960 como um carro menor para a marca, e vendeu mais de 622.000 unidades nos três primeiros anos de produção. Disponível em uma variedade de motores, incluindo o popular Chrysler “Slant Six”, o carro vendeu bem durante todos os seus 16 anos. Agora, seu “irmão mais novo” será o primeiro de pelo menos oito modelos do Grupo Chrysler a serem construídos sobre a plataforma CUSW, incluindo o substituto do Jeep Liberty. O Dart terá sua estreia oficial no Salão de Detroit, em janeiro próximo.
Fonte AutosCar