No mercado desde o ano passado, o GM Volt veio para revolucionar o mercado automotivo, sendo o primeiro carro elétrico produzido em larga escala mundial. Segundo o site Car and Driver, o modelo foi testado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), entidade americana que testa os carros através de crash tests.
E pela NHTSA o Volt ganhou nota máxima durante os testes. Só que três semanas depois dos testes, ainda guardando dentro da entidade, o modelo simplesmente pegou fogo sozinho.
A Euro Ncap também realizou testes para ver se o modelo pegaria fogo, mas não conseguiram, mas mesmo sabendo que o modelo havia pegado fogo em outro teste, a empresa deu nota máxima para o elétrico.
Só que a história não para por aí, dias depois a NHTSA realizou novos testes e conseguiu fazer com que o Volt pegasse fogo novamente. Das três baterias testadas, uma apenas esquentou no dia seguinte, outra pegou fogo uma semana depois e a terceira começou a soltar fumaça e faíscas horas depois de testada.
A NHTSA encontrou o ponto fraco do Volt, para que o modelo pegue fogo, ele tem que ser colidido lateralmente, esmagando as baterias. Com isso, a NHTSA abriu uma investigação formal para descobrir as causas do problema nas baterias de lithium-ion, que equipa não só o Volt mas a maioria dos veículos híbridos e elétricos.